Festival Interceltique Lorient


Festival Interceltique Lorient - Année de la Galice, o maior evento celta da França e da Europa! 2019 foi uma homenagem para os celtas da Galícia, na Espanha, e esse foi um dos eventos mais especiais da minha vida, porque sempre admirei a cultura dos celtas, e também dos elfos e a época medieval.



Lorient é uma cidade francesa da região da Bretanha (Bretagne), tradicional por acolher o povo celta, e todos os costumes que incluem o símbolo tríplice “triskel”, a sidra de maçã, e o crepe de farinha escura (trigo sarraceno trazido da Ásia através das Cruzadas) chamado na França de galettes (blé noir). O evento era aberto ao público para entrar na feirinha com acessórios e produtos de outros países, e se a pessoa quisesse entrar na área restrita das danças, era obrigatório pagar e usar um bottom do evento.


Imagem: divulgação / Festival Interceltique Lorient


Foram 10 dias de evento, começando na primeira semana de agosto, todos os dias com festas em diversos galpões ao mesmo tempo, cada um representando uma cultura de um país (sempre com a temática celta). Nick e eu participamos durante o primeiro fim de semana, que incluía na programação um espetáculo no estádio (que pagamos a parte 26 por pessoa), e também um desfile maravilhoso nas ruas da cidade mostrando todas as roupas, penteados, bandeiras, danças, instrumentos musicais e as tradições.










Eu me emocionei em vários momentos, porque a gaita de fole e a harpa são dois dos meus instrumentos celtas favoritos, e eu me sentia em casa com cada som. Essa festa reuniu a cultura celta da França (representada pela Bretanha), a Espanha (representada pela Galícia e Astúrias), Escócia, Irlanda, País de Gales (toda Grã Bretanha), Isle of Man, Austrália e Canadá.


Imagens: divulgação / Suzana Storolli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Game of Thrones Doors

Mudança - Nossa História